Cor do ano: saiba qual é e como combiná-la nos looks!

A cor do ano escolhida pela Pantone é a Very Peri, código 17-3938 na paleta mais famosa do mundo. Esse violeta transmite o sentimento encorajador da mudança. Ele conversa diretamente com o momento que a população mundial está vivendo e, por isso, foi escolhido para simbolizar o ano de 2022.

Inovadora e criativa, ela irá nos inspirar no dia a dia assim como fez com os maiores estilistas que trouxeram para as passarelas como aposta para os próximos 12 meses. Como a nomeação desse tom está completamente ligado às tendências globais, todas as áreas são influenciadas por ele. Seja na moda, na arquitetura, no design ou na maquiagem: tudo estará conectado a essa mistura entre o vermelho e azul.

Mas é claro que não dá para se vestir apenas de roxo o ano todo, não é? Por isso as Lojas Radan irá te explicar como combinar essa cor da melhor forma em looks coloridos e estilosos. Confira nesse post diversas ideias para estar por dentro das tendências!

Cor do ano: como a Very Peri pode fazer parte do seu visual!

A Pantone Color of the Year (Cor do Ano Pantone) é sim a principal e mais influente cor para as próximas estações. No entanto, ela não é a única que estará desfilando por aí em roupas, calçados, acessórios e cosméticos: o mundo da moda e da beleza também conta com a Coloro e a WGSN para identificar e lançar os tons que serão tendências.

O melhor de tudo é que, para estar por dentro dessa tendência, não é necessário sair da sua estética pessoal, é só adaptar as combinações com as peças que gosta de usar. Se quer saber mais sobre os principais estilos de roupa feminina, é só acessar nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Enfim, a Very Peri estará acompanhada de outras matizes vibrantes e cheios de energia para a mudança. Falaremos sobre 5 tipos de combinações para incluir esse violeta em seu visual no dia a dia. São “fórmulas” que te ajudam a harmonizar as variadas cores de um look!

Combinação análoga: violeta, azul e rosa

mulher usando conjunto de moletinho violeta com t-shirt verde complementar

Uma forma confortável de começar a incluir mais cores em suas produções é usar as combinações análogas, essas são aquelas que têm 3 tons que estão um ao lado do outro no círculo cromático – a ferramenta que representa visualmente como as tonalidades se relacionam entre si.

Como a cor do ano é um tom de violeta, os tons diretamente ao seu lado são o azul e o rosa. É uma mistura confortável para nossos olhos e que fica muito elegante quando usada em vestimentas. Optar por uma peça de cada uma dessas cores deixará seu visual elaborado e muito mais interessante.

Por exemplo, você pode usar uma blusa ou camisa Very Peri, uma calça jeans de lavagem azul tradicional e deixar o rosa por conta do sapato ou da bolsa. Não é uma escolha super ousada, mas certamente muito bonita e moderna. Dessa forma estará por dentro das tendências e combinando muito com o estilo casual chic.

Combinação monocromática: violeta da cabeça aos pés

peças e looks femininos em violeta, cor do ano

Os looks monocromáticos são clássicos da moda. No entanto, eram predominantemente usados em cores neutras como branco, preto e marrons. Hoje em dia isso mudou e o que há de mais estiloso é apostar em tons mais coloridos e diferentes para montar um visual de uma só cor.

Imagine usar um conjunto de blazer e calça no tom Very Peri? Ou então escolher um cropped e saia desse mesmo tecido para curtir a noite? Essas escolhas têm tudo a ver com a mulher moderna que está conectada ao mundo da moda. Finalize tudo com alguns acessórios e consiga um visual lindo sem quebrar a cabeça para saber misturar cores.

Combinação tom sobre tom: brinque com os diferentes tipos de roxo

Apesar de se manter na área do violeta, assim como a combinação anterior, as produções tom sobre tom se distanciam do minimalismo para brincar com diferentes saturações de uma mesma cor. Usando a cor Pantone 2022 como base, essa mistura uniria peças mais claras e mais escuras em um mesmo visual.

Por exemplo, um cropped lilás bem claro sendo usado com uma calça alfaiataria no tom arroxeado que vai dominar as passarelas no próximo ano e, para finalizar, um tênis violeta escuro. Não tem como errar assim! Fica uma produção harmônica e elaborada que pode ter as peças adaptadas para diferentes estilos pessoais.

Combinação complementar: destaque por causa do contraste

No círculo cromático, as cores que são diretamente opostas se destacam. É o caso do violeta e o amarelo, que funcionam muito bem para montar looks coloridos e equilibrados. Inclusive, uma das cores da moda divulgada pelas instituições que citamos antes é a Butter. Elas vão ficar lindas juntas!

Se quiser fugir do óbvio de usar uma blusa em um desses tons e a calça no outro, aposte nos acessórios. Escolha uma peça amarela como um vestido, por exemplo, e o roxo pode aparecer na bolsa, colares, pulseiras e sapatos. Dessa forma, você está usando complementares de uma forma mais criativa.

É uma opção que combina muito com looks despojados. Falamos mais sobre eles no post Estilo casual: o que é e como aderir!

Combinação tríade: a opção para as fashionistas

Uma outra forma de usar cores combinadas de uma forma nada óbvia é a tríade. Ela une três tons que possuem a mesma distância um do outro no círculo cromático. Usando Very Peri como base, teríamos um verde médio e um laranja um pouco mais fechado como auxiliares.

Todas as combinações de roupas citadas antes poderiam ser adaptadas para esse caso. O único cuidado que devemos ter é: não tente deixar as três tonalidades com o mesmo “peso” na produção. Uma delas será para detalhes enquanto as outras duas têm maior destaque.

Viu como tem diversas formas de incluir a cor do ano em seu dia a dia? O melhor é que essas combinações podem ter outros tons como base, mudando toda a composição, mas mantendo a harmonia. Aqui em nosso blog, você sempre encontra conteúdos de qualidade para te ajudar a ficar por dentro das tendências. Não deixe de acompanhar!

Deixe um comentário