Tipos de top fitness: saiba quais são e como escolher!

Quem nunca teve um top fitness apertado demais ou largo demais que atire a primeira pedra, não é mesmo? Todo mundo que já escolheu um top para ir à academia, correr no parque ou fazer umas sessões de Ioga ou Pilates, e sabemos que o top que escolhemos é super importante e faz uma grande diferença na hora das atividades físicas.

Quando vamos nos exercitar, a roupa que vestimos faz muita diferença, pois ela contribui para a nossa ergonomia dos nossos movimentos, pode afetar o nosso rendimento e, quando não usamos o top adequado, ele não protege nossos seios de ficarem flácidos devido ao impacto nem de pesar durante as atividades aeróbicas.

Sabemos hoje em dia que se vestir para a prática de exercícios não é tão simples quanto colocar uma camiseta e uma legging. E o que costumamos pensar é que quanto mais apertado melhor, mas não é bem assim. Muitos fatores influenciam na hora de escolhermos um tipo de top de academia que seja adequado, como a intensidade aplicada ao seu corpo e o tamanho dos seus seios.

Então como escolher um top que atenda as minhas necessidades e seja perfeito para o uso? Acompanhe nossas dicas a seguir para acertar no melhor modelo para você!

Conheça os tipos de top para exercícios

Assim como outras peças do universo feminino, o top fitness tem diversos modelos tanto por conta da estética quanto pelas necessidades físicas de cada pessoa. Alguns oferecem mais sustentação, outros mais frescor e assim por diante. Confira agora os principais tipo de top:

Estilo Nadador

O mais conhecido por todas nós, esse tipo de top é tão presente no cotidiano que usamos em diferentes momentos: limpar a casa, ir ao supermercado, dar uma passadinha ali na feira, etc. E quem não ama essa peça curinga da moda fitness?

Não se engane ao pensar que, por ser popular e usado em vários contextos, o top nadador não tem especificidades e não deve ser levado a sério na prática esportiva. Esse tipo de top geralmente possui o design que oferece maior compressão. O seu ajuste faz com que os seios sejam, como o próprio nome sugere, comprimidos contra o corpo, fazendo com que haja pouquíssima movimentação das mamas durante o uso.

Esse modelo é mais indicado para quem tem seios pequenos e médios, por conta do peso e da movimentação, a depender da atividade física que você optar por fazer. Ah e ele pode ser usado na musculação, prática de lutas e outras atividades.

infográfico indicando top de costas inteira e outro de costas nadador

Top com Costas Inteiras

O modelo que oferece o corte das costas inteiras é o seu melhor amigo, se o que você procura é sustentação. Seios grandes são pesados e, por conta disso, podem até causar rupturas ou danos ao ligamento de Cooper, responsável pela musculatura que suporta das nossas mamas, se não tiverem o suporte necessário.

Se o seu biotipo é o dos seios grandes, essa estrutura que oferece maior suporte ergonômico é a garantia de que você poderá se exercitar da maneira que quiser sem se preocupar com a sua ergonomia. Atividades como Crossfit ou corrida, assim como esportes de alto impacto, pedem por sustentação.

Quanto ao bojo, irá depender da sua escolha. É importante salientar que esse tipo de adição faz com que a transpiração não seja tão otimizada, mas pode te deixar mais confortável. Portanto, se optar por usá-lo, dê atenção especial aos tecidos utilizados no produto. Os tops confeccionados com tecidos inteligentes facilitam a troca de calor, como aqueles com tecnologia Dry Fit, são ideais.

Modelos com Alças Finas ou Grossas

infográfico mostrando top fitness de alças finas e outro de alças grossas

Se você não pensa em praticar nenhum esporte que exija alto rendimento, as alças finas são muito bem vindas. Movimentos leves de baixa intensidade não serão prejudicados pela escolha desse design. Mas vale ressaltar que os tops de alça fina são adequados para seios pequenos e médios, visto que esse modelo de alça não oferece a sustentação necessário para os mais fartos.

A pedida para a mais avantajadas nesse departamento são as alças mais grossas e amplas. Assim como é essencial a preferência pelos modelos que proporcionam sustentação na região da faixa peitoral, as alças grossas farão o papel de distribuir o peso das mamas igualmente. A firmeza e o suporte oferecidos pelas alças mais largas contribuem para a redução das dores nas costas, tão comuns em mulheres de seios grandes.

4 dicas para escolher seu top ideal

As empresas fabricantes de peças de roupa do setor atlético dedicam tempo e pesquisas para que os tops sejam cada vez mais flexíveis e ajustados aos diferentes corpos. E isso não é por acaso, o alto número de insatisfação das consumidoras, devido a problemas como dores no seio, nas costas ou algum tipo de desconforto durante os exercícios fez com que os modelos fossem cada vez mais estudados e melhorados.

A partir do momento que conhecemos as características de cada modelo, fica mais fácil tomar a decisão correta ao escolher qual será o tipo de top e o suporte que precisamos. Desse modo, só nos precisamos escolher um tecido que nos agrade e começar a se exercitar. Então anota aí as dicas para escolher seu parceiro perfeito na hora do treino:

  1. Considere para que você irá usar o seu top: para práticas leves ou intensas?
  2. Qual o tamanho dos seus seios? Lembre que existem diferenças no apoio que cada tipo de peça irá te dar;
  3. Qual tecido é o mais indicado? Se você transpira bastante, tecidos que promovem a transpiração mais eficiente serão perfeitos. Agora, se você pratica algo de baixo impacto e seu corpo não necessita desse auxílio, os tecidos leves cairão bem.
  4. Aproveite as estampas, cores ou os mais básicos para compor o seu visual fitness. Afinal, praticidade e beleza podem andam muito bem juntas.

Você está pronta se exercitar seja na rua, na academia ou em casa, sem perder o conforto, a sustentação e o estilo. O que importa é manter o corpo ativo e bem cuidado, pois é com ele que passamos 100% do nosso tempo. Então, vai lá e arrasa!

Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário, vamos adorar te ajudar nessa escolha! E para mais dicas, acompanhe as novidades semanais do blog Radan. Até a próxima!

Deixe um comentário